Linguagens de programação: quais são as principais e como dominá-las

Pensando nisso, escrevemos o seguinte artigo para tratar esse assunto com mais detalhes.

linguagens de programação

Por fim, esses dados não apenas refletem tendências no uso de tecnologias e scripts, como também apontam um movimento de mercado. O nome é uma abreviação de Cascading Style Sheets (ou Folhas de Estilo em Cascata, em português) e é uma linguagem estilística que atua na forma como um documento escrito em HTML ou em XML é apresentado visualmente. É uma das principais linguagens da open web auxiliando na estilização e organização de páginas web. Além disso, também é possível criar conteúdos que se atualizam de forma dinâmica. Por isso, em conjunto com HTML e CSS (que são linguagens de marcação) ela está presente no desenvolvimento de sites. Foi criado pela Apple com a finalidade de desenhar aplicações para iOS e macOS.

Gabriel Bayomi: talento da tecnologia, brasileiro quer usar progresso para democratizar conhecimento

Isso porque essa linguagem é projetada justamente para executar funções e tarefas conforme as especificidades de cada máquina. Uma configuração que também permite maior curso de cientista de dados otimização dos recursos dos hardwares. Em relação às desvantagens, o tamanho da linguagem de alto nível é mais extenso do que o encontrado na linguagem de baixo nível.

  • Há cursos de graduação que trazem conteúdos sobre a área, como Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.
  • O C++ foi desenvolvido como uma extensão do C, com características avançadas.
  • R é open source, sendo constantemente aprimorado por diversos profissionais pelo mundo.
  • Escolha uma linguagem, aprenda sobre ela e seja um profissional valorizado.

É uma linguagem de fácil entendimento quando usada para aplicações básicas, uma vez que sua sintaxe se assemelha muito com a língua inglesa, então é indicada para iniciantes. O SQL é uma linguagem de pesquisa para banco de dados relacional, tendo sido inspirada na álgebra relacional e é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Esse modo de “pensar”, ou linguagem, é chamado de código de máquina, sendo o tipo de linguagem de programação mais básica que podemos encontrar. Como vimos anteriormente, as linguagens de programação facilitaram a interação entre nós e os computadores.

Quais linguagens de programação a comunidade DEV indica?

Dentro da informática, não faltam temas que envolvem tecnologia, rede de computadores, internet, inteligência artificial etc. Muitos deles despertam curiosidade e dúvidas em quem é totalmente leigo ou tem apenas um conhecimento básico sobre essa vasta área. Essa resposta pode variar muito de acordo com as necessidades, contexto, negócio, times envolvidos, recursos disponíveis, dentre outros. O primeiro passo é justamente entender essas questões para então filtrar as linguagens mais aderentes e sobre elas fazer um processo de comparação.

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis hoje, as empresas se veem diante de inúmeras possibilidades de crescimento e inovação. É por isso que dificilmente encontramos algum negócio que não precise de um bom programador para transformar as ideias em uma aplicação prática. Essa dica, na verdade, vale https://giro.matanorte.com/artigo/curso-de-cientista-de-dados-esteja-preparado-para-a-profissao-do-futuro/ para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado. Conhecer outros idiomas, principalmente o inglês, coloca você na frente dos concorrentes, rendendo boas oportunidades de emprego e remunerações mais altas. Aprender a parte técnica da língua é um rico insumo para colocar no currículo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top